Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Chocolates


A Páscoa se aproxima, e já começamos a ver nas lojas tetos e mais tetos de ovos de chocolates pendurados... uma tentação!!! Dá vontade de experimentar todos...

Mas será que comer chocolate faz bem a saúde???
Parece que SIM! (Viva!) Além de ser algo muito saboroso, o chocolate é uma excelente fonte de sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e energia, ele é capaz de estimular o sistema nervoso central e o sistema muscular, graças a uma substância denominada teobromina, da mesma família da cafeína.

O chocolate ainda é capaz de estimular a produção de serotonina (substância cerebral que dá sensação de prazer e calma), é por isso que os professores sempre recomendam aos vestibulandos comer chocolate antes ou durante a prova do vestibular.

Além disso, o chocolate contém substâncias que auxiliam no tratamento de pele, seu uso tem sido explorado para esse fim.

CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL
O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.

CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO
O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO
O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.

CHOCOLATE DÁ FELICIDADE
A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a "molécula da felicidade e do prazer", actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

e o melhor...

CHOCOLATE NÃO ENGORDA
O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas.

é isso... agora é só aproveitar a temporada de chocolates!!!
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário