Páginas

sábado, 4 de abril de 2009

Nordeste danado em Assú

Depois de Upanema e Macau, agora é a vez dos assuenses prestigiaram o sucesso do espetáculo 'Deus Danado', montado pelos atores mossoroenses da Companhia A Máscara de Teatro. Os atores Tony Silva, Damásio Costa, Jeyzon Leonardo e Luciana Duarte sobem ao palco do teatro em Assú na próxima segunda-feira, 6, na terceira apresentação do projeto Nordeste Danado. A iniciativa é financiada pelo Programa Banco do Nordeste (BNB) de Cultura 2009, e está levando o espetáculo do grupo cultural mossoroense a 10 municípios do interior do Rio Grande do Norte, numa estratégia de interiorização da cultura nordestina.
Dirigida por Marcelo Flecha e baseada no texto do potiguar João Denys, "Deus Danado" é uma peça que interpreta a tragédia tipicamente nordestina. A história de dois personagens - Teodoro e Luiz - que atravessam 13 jornadas cavando um buraco onde acreditam estar escondida uma botija com ouro, remete ao drama do sertanejo que, cercado pelas dificuldades do sertão, passa a vida inteira na esperança de uma vida melhor, 'cavando', todos os dias, um pouco do buraco onde acredita estar a sua felicidade.
No processo de busca pela botija os dois personagens vivem dilemas e conflitos entre si, revelando a cegueira que o desejo pelo poder pode causar. Ela gera o bicho que guiado pelo ódio e desamor não é capaz de perceber a grande virtude do ser. A seca agora não rasga a terra, mas sangra a sociabilidade do homem que já não tem esperança.
No palco os atores se revezam entre atuação e técnica. Quando os dois personagens são representados pelos atores Tony Silva e Damásio Costa, a técnica do espetáculo é comandada por Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo. Em outros dias os papéis se invertem. De acordo com Damásio Costa a experiência de levar arte ao interior do Estado tem sido gratificante. "Estamos tendo uma recepção muito boa por onde estamos passando com a peça. Isso é importante porque cria no povo o gosto pela arte, pelo teatro", ressalta.
Com esse espetáculo a Cia A Máscara de Teatro já fez belas apresentações em São Luís/MA, Imperatriz/MA, Curitiba/PR e São Paulo/SP.
Em São Paulo, a apresentação aconteceu no Sesc da Avenida Paulista e arrancou críticas interessantes de jornalistas especializados em cultura, da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal Agora e da Revista Bravo!

Um comentário:

  1. Foto para ilustrar seu post: http://www.flickr.com/photos/ge_photo/3407672170/

    Cia. Máscara de Teatro

    ResponderExcluir